O património industrial em paisagens rurais representa uma fusão única entre a herança construída e o tecido social e cultural das comunidades que o envolvem, num diálogo que engloba recursos e saberes de forma integrada. A transformação histórica do mundo rural causada pela instalação das indústrias, crescimento urbano explosivo e redes de transportes é um fenómeno antigo com raízes que remontam à revolução industrial do século XVIII. As sucessivas fases de interação entre as paisagens rurais e a arquitetura industrial reconfiguram constantemente as dinâmicas sociais, económicas e ambientais de que resultam sistemas socioculturais distintos e a construção de identidades particulares. O abandono ou a recuperação de antigas unidades fabris verificada no mundo contemporâneo coloca novos desafios e levanta questões de conservação, proteção e valorização desse património, tomado não apenas como vestígio do passado, mas como parte integrante de identidades culturais. As paisagens culturais são hoje motivo de estudo histórico, arqueológico, geográfico, ecológico e estético e motivam complexas estratégias de planeamento e gestão patrimonial. Como estudo de âmbito transdisciplinar, a abordagem acerca das paisagens rurais e a arquitetura industrial ultrapassa as dimensões físicas e ambientais para se situar no campo da interpretação patrimonial, dos significados culturais, históricos, sociais e simbólicos que acarretam, refletindo sobre as formas como este património se entrelaça com o presente para moldar o desenvolvimento futuro.
Para este Webinar, onde se pretende alcançar um olhar sobre a investigação em património industrial e uma atenção focada em algumas das paisagens culturais dos arquipélagos norte atlânticos, as investigadoras do CHAM Isabel Soares de Albergaria e Liliana Ferreira convidam duas experientes investigadoras com amplo trabalho desenvolvido neste domínio e duas jovens doutorandas que desenvolvem as suas pesquisas sobre dois temas relacionados com territórios insulares: as agroindústrias micaelenses na primeira metade do seculo XX e a paisagem vitivinícola da Ilha do Pico, Património Mundial da UNESCO, na perspetiva da relação entre arquitetura e produção vinícola, invariantes e transformações.
Participação: Lidia Esther Romero Martín (ULL;ULPGC;ITLA); Leonor Medeiros (CHAM); Ana Fernandes (Citua; CHAM); Ana Laura Vasconcelos (FAUP;CEAU, CHAM).
Moderação: Isabel Soares de Albergaria (CHAM)
Coordenação
Isabel Soares de Albergaria (CHAM)
Colaboração Especial
Liliana Ferreira (CHAM)
Organização
CHAM Açores
Grupo de investigação «Arte, História e Património»