PT EN
Webinar21.11.2024
Identidades Culturais e Iconografias Periféricas
18h00-17h00 (Açores) | online no canal Youtube do CHAM

 

Neste 4.º webinar o grupo de Arte, História e Património pretende abordar alguns aspetos menos conhecidos ou mais periféricos da história da arte através das iconografias, bem como das identidades culturais de lugares mais distantes dos grandes centros. Para tal socorremo-nos também da antropologia e da etnografia, disciplinas essências a que os historiadores e os historiadores de arte se poderão socorrer quando necessitarem de explicações pelo meio.

 

Se atendermos que, apesar das periferias e dos temas menos normativos da história da arte, os mesmos não deverão ser descurados e fazem parte de subtemas iconográficos ligados à micro-história ou aos usos e costumes de uma determinada localidade enfatizando o facto de as periferias e os temas menos normativos receberem hoje uma atenção muito particular, ampliando o campo de estudos e enveredando por subtemas iconográficos e pela micro-história da arte.

 

Por vezes as periferias e as suas iconografias tendem a mostrar que pode haver um elo cultural mais lato que os ligue, de alguma maneira, a uma matriz cultural comum. Com este webinar pretendemos demonstrar temas menos tratados ou objetos que circulavam pela Europa, mas que podem estar localizados em sítios mais remotos. O estudo desses temas ou desses objetos é de extrema relevância. Moldam os imaginários dessas populações. A ideia de uma globalização uniformizada é tão falaciosa que forçosamente para a estudarmos, temos de nos vincular aos pequenos lugares. São os conjuntos desses pequenos lugares ou desses pequenos temas que fazem com que se tenha uma visão mais abrangente e segura, que nos permita almejar a uma compreensão mais cabal da cultura e das identidades dos povos.

 

Para este Webinar, onde se pretende alcançar um olhar internacional, a investigadora integrada Assunção Melo convida Sylvie Castro, João Leal e José Eliézer Mikosz para poderem partilhar, dentro das suas áreas de investigação, assuntos que se relacionem com temas identitários menos tratados ou considerados mais periféricos.

O Traje Tradicional (insular): a importância da iconografia, Sylvie Castro (CHAM)

Participação: Sylvie Castro (CHAM); João Leal (CRIA-NOVA FCSH); José Eliézer Mikosz (CHAM)

 

Moderação: Assunção Melo (CHAM)

 

 

Coordenação

Isabel Soares de Albergaria (CHAM)

 

 

Organização

CHAM Açores

Grupo de investigação «Arte, História e Património»

 

Abstract (.pdf)

Cartaz (.pdf)