PT EN
Ciclo de Webinars AHP em discussão24.07.2025
A casa senhorial: Novos desafios de interpretação e valorização patrimonial
18h00 / 17h00 (Açores) | em directo no Facebook do CHAM

 

A casa senhorial, como património cultural edificado, enfrenta desafios inerentes à sua interpretação, preservação, utilização, funcionalidade e relevância atual. Neste webinar é proposto debater questões relacionadas com o estudo da casa senhorial em Portugal, Goa e Brasil, perceber o papel que desempenhou no passado e o valor que representa no presente. Na senda do IX Colóquio Internacional «A Casa Senhorial em Portugal, Brasil e Goa. Anatomia dos Interiores. Centros e periferias, encruzilhadas e circulações», que decorreu no passado mês de Maio em Ponta Delgada, convidamos três especialistas portugueses das áreas da Arquitetura, História da Arte e História da Arquitetura para aprofundar, através de exemplos em Portugal (incluindo o arquipélago dos Açores), Goa e Brasil, as interacções de ideias, pessoas e técnicas entre centros de poder e lugares periféricos, entre contextos urbano, periurbano e rural, numa conversa moderada por Mafalda Batista Pacheco, arquitecta e investigadora.

 

Oradores Convidados

Hélder Carita é arquitecto e investigador integrado no Instituto de História da Arte da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas na Universidade NOVA de Lisboa, onde desenvolve uma investigação sobre a casa senhorial em Portugal, no Brasil e em Goa. Realizou um Pós-Doutoramento na Universidade NOVA de Lisboa com um projecto sobre a arquitectura regimentada e os processos de regulamentação desenvolvidos pela provedoria de obras reais. Doutor em História da Arte Moderna - variante de Arquitectura e Urbanismo pela Universidade do Algarve, com uma tese sobre a arquitectura religiosa indo- portuguesa no Kerala, e Mestre em História da Arte pela Universidade Nova de Lisboa, com uma dissertação sobre a Lisboa Manuelina e a formação de modelos urbanísticos da época moderna. Foi docente na Escola Superior de Artes Decorativas, em Lisboa. Coordenador do projecto de investigação “A Casa Senhorial em Lisboa e no Rio de Janeiro, sécs. XVII, XVIII e XIX: Anatomia dos Interiores” e investigador nos projectos “Alberti Digital - Tradição e inovação na teoria e prática da arquitectura em Portugal” e “Lógicas Coloniais - Espaço e Sociedade em Goa”.

João Vieira Caldas é Arquitecto (ESBAL, 1977), Mestre em História de Arte (FCSH–UNL, 1988) e Doutor em Arquitectura (IST– UTL, 2007). A sua actividade profissional dividiu-se entre a prática da arquitectura, o ensino, a investigação e a crítica, tendo trabalhado em projectos de intervenção no património construído e participado em diversos inventários e estudos sobre o Património Arquitectónico e Urbano. É Professor Associado Aposentado do Instituto Superior Técnico, onde foi Coordenador do Mestrado Integrado em Arquitectura, onde leccionou, entre outras, disciplinas da área da Teoria e da História da Arquitectura e onde continua a dedicar-se à investigação no quadro do CITUA (Centre for Innovation in Territory, Urbanism and Architecture). Tem predominantemente investigado, publicado artigos e livros, comissariado ou co- comissariado exposições e orientado teses de mestrado e de doutoramento nos domínios do património arquitectónico, da arquitectura moderna portuguesa e da história da arquitectura doméstica (urbana ou rural, erudita e vernácula).

Isabel Soares de Albergaria é Historiadora da Arte, doutorada em Arquitetura (IST, 2012). É Professora Associada da Universidade dos Açores onde dirige os cursos de Pós-Graduação em Turismo Cultural e mestrado em Património, Museologia e Desenvolvimento. É membro votante do International Scientific Committee on Cultural Landscapes ICOMOS-IFLA (UNESCO) desde 2016 e investigadora do CHAM - Centro de Humanidades FCSH-UNL/UAc, de que é coordenadora do grupo de Arte, História e Património. Tem produzido investigação especialmente em História da Arquitetura e História dos Jardins e da Paisagem, bem como na área do Turismo Cultural, tendo nestes campos de estudo mais de 80 publicações..

 

Coordenação

Isabel Soares de Albergaria (CHAM)

 

 

Organização

CHAM Açores

Grupo de investigação «Arte, História e Património»

 

Abstract (.pdf)

Cartaz (.pdf)