PT EN
Seminário Permanente15.10.2021
Leitura e formas de escrita
14h30 | Auditório da Biblioteca Nacional de Portugal Conferência «Livros de Medicina e Cirurgia anteriores a 1801, existentes em bibliotecas municipais portuguesas», por Cristina Moisão (CHAM)

 

Portugal merece uma análise aprofundada sobre o livro médico antigo existente nas suas bibliotecas. Interessava, assim, reconhecer em que locais do território português existiria livro médico antigo, sendo as bibliotecas municipais um importante componente.

Definiu-se o final do século XVIII como limite cronológico. Como metodologia de colheita de dados, realizaram-se contactos por correio electrónico para todas as bibliotecas municipais – interrogando sobra a existência de livro antigo de medicina, título, nome do autor, ano de publicação e cota; numa segunda fase, visitaram-se pessoalmente (com excepção para o Arquipélago dos Açores, em que alguns contactos foram telefónicos) todas as bibliotecas que não tinham enviado resposta e aquelas que possuíam livros do foro da cirurgia - o foco principal de estudo neste trabalho; construiu-se uma base de dados para catalogação dos exemplares existentes; consultaram-se as obras do âmbito da cirurgia, fotografando-se as portadas e a totalidade das ilustrações de cada obra.

Até ao momento actual da investigação, identificaram-se 1049 exemplares de livro médico antigo em bibliotecas municipais, dos quais 291 pertencem ao foro da cirurgia. Apresentam-se nesta sessão os dados já compilados por esta pesquisa.

Cristina Moisão é licenciada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Lisboa – NOVA e especialista em Cirurgia Geral, mestre em História Medieval pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas – NOVA, doutoranda em História Moderna na mesma Faculdade e Investigadora Integrada do CHAM. Dedica-se à investigação em História da Medicina há vários anos, com maior incidência na História da Cirurgia e dos Hospitais.

Para assistir é favor de solicitar inscrição para: re_publicas@bnportugal.gov.pt

 

 

Comissão Organizadora

Daniel Melo (CHAM)
Patrícia Santos Hansen (CHAM)
João Costa (CHAM)

 

Organização

Grupo de Investigação «Leitura e formas de escrita»

 

Parceria

Grupo de Investigação «Cultura, história e pensamento ibéricos e ibero-americanos»

Biblioteca Nacional de Portugal

 

 

Cartaz (.pdf)

Abstract (.pdf)