Prosopografia das Comunidades Lusófonas residentes e de passagem nas Filipinas

Código   .   PTDC/HIS-HIS/114992/2009
Início   .   2011
Duração   .   42 meses
Investigadora Principal   .   Elsa Penalva (CHAM)

Instituições

Entidade Financiadora

Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Unidade de Investigação

CHAM — Centro de Humanidades

Instituição Coordenadora

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas / Universidade Nova de Lisboa

Tendo a investigadora responsável pelo projecto acumulado experiência no que respeita à massa documental e problemáticas referentes a Macau, nomeadamente entre finais do século XVI e meados do século XVII, pretendemos alargar o espectro de análise em torno da ordem social, mecanismos de hierarquização social e relações de poder desta cidade portuária internacional, direccionando a pesquisa para um rastreio da presença portuguesa nas Filipinas, e em particular em Manila. Neste sentido, propomo-nos fazer uma prosopografia das comunidades lusófonas residentes ou de passagem nas Filipinas entre 1582 e 1654, datas correspondentes à recepção da notícia da união das Coroas Ibéricas em Macau, e do corte formal das relações político-económicas entre esta cidade e Manila.

Atendendo ao facto de Macau ser uma cidade de carácter multicultural sustentada com base numa parceria dominante, composta pelas elites mercantis com acesso ao poder, jesuítas e chineses agregados à «parentelas» de filiação portuguesa, procuraremos a partir de acções políticas inteligíveis e de mudanças ideológicas e culturais por nós identificadas – algumas das quais relacionadas com dinâmicas de integração e conflito no quadro das Monarquias Ibéricas, situar a actuação de grupos de origem portuguesa, rastreando-os a partir de documentação do Archivo General de Índias (Sevilha). Para além de partirmos de índices de análise de cariz geográfico, consideraremos outro tipo de coordenadas como por exemplo, associações grupais do tipo empresarial (atendendo à origem étnica e mecanismos de associação das mesmas) e temática, seriadas com base nas correlações estabelecidas.

Objectivos

A sistematização e divulgação dos resultados à comunidade científica, na qual colaborarão em equipa, investigadores com experiência na articulação do eixo Macau-Manila, no estudo da presença portuguesa na Ásia Oriental em articulação com a Nova Espanha, bem como licenciados na qualidade de formandos, será feita através da informatização dos mesmos, e com posterior diulgação online.

Propomo-nos atingir cinco objectivos:

. Desenvolver a partir dos fundos documentais do Archivo General de Índias, uma via de pesquisa ainda pouco explorada, rastreando a presença portuguesa para a qual os estudos que os investigadores envolvidos os têm encaminhado;

. Fortalecer e complementar os conhecimentos da comunidade científica e dos investigadores actuantes na pesquisa, cujos trabalhos se centram em Macau, na Ásia Oriental e Nova Espanha;

. Promover a cooperação entre centros de investigação nacionais e universidades estrangeiras;

. Propocionar ao investigadores licenciados intervenientes, traquejo na análise de fontes documentais;

. Disponibilizar à comunidade científica os resultados da pesquisa a partir de um workshop e de uma base de dados online;

. Divulgar os resultados alcançados num ciclo de conferências.

Membros

Elsa Penalva   .   Coordenadora

Alberto Baena Zapatero (CHAM)

Daniele Frison (CHAM)

José Miguel Moura Ferreira (CHAM)

Manuel Enverga (AMU)

Pedro Luengo (CHAM)

Romulo da Silva Ehalt (TUF)

"A - Relatório Final APROVADO".

"Os objectivos foram parcialmente atingidos, mas de qualquer modo revelam actividade científica relevante e capacidade de realização da equipa."

"We note that in Table 6 of this project "the expected output indicators" are proposed only three reports and the organization of two seminars and conferences. This has already be a surprise in the first evaluation. The jury highlighted however the interest of the proposal and the experience of the team. The greatest paradox arises however in the same table in the final report that lists the scientific results of the project and gives an account of the large scientific production of different members of the team. However, most scientific publications only laterally concerns the issue and no more than one paper, that takes it directly, has not yet been published but accepted for this purpose in the Bulletin of Portuguese-Japanese Studies and is entitled "(In) visible Identities. Diogo Lopes Lobo and the Portuguese presence in Manila in the mid-seventeenth century". About the scientific meetings scheduled, one was realized and another is planned in December 2014. In one of the attached tables of this report, is the information on Portuguese personalities in transit in Philippines investigated in the AGI that may serve for a future prosopography of the Portugueses in the Philippines in the proposed period. However the publications of the principal researcher remain much focused on the history of Macau. The final report has more intentions than results. "