PT EN

 

Bombaim antes dos Ingleses. A marca portuguesa no território da Península de Bombaim

 

 

 

Código . POCTI/HAR/47225/2002

Início   .   2004

Duração   .   40 meses
Investigador Principal   .    Walter Rossa (CES / UC)

 

 

Instituições

Entidade Financiadora

Fundação para a Ciência e a Tecnologia
 

 

Unidade de Investigação

Centro de Estudos em Arquitectura / Universidade de Coimbra

 

Instituição Coordenadora

Faculdade de Ciências e Tecnologia / Universidade de Coimbra

 

Participação

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas / Universidade Nova de Lisboa

 

Apoios

Fundação Oriente

 

Parcerias

CHAM — Centro de Humanidades

  

A maior parte do território compreendido entre o rio de Damão a norte e Colaba a sul foi controlado por Portugueses durante 200 anos, entre a década de 1530 e a década de 1740. A este território os portugueses chamavam Província do Norte. A sua capital era Baçaim. O centro histórico de Mumbai, entre o rio de Bandra e Colaba, foi cedido aos ingleses depois de 1661. Mas o território imediatamente a norte (Salsette e Baçaim) e outras áreas a leste (Trombay, Uran), hoje integradas na metrópole, mantiveram-se sob poder português durante mais um século.


Existe uma surpreendente quantidade de informação não-publicada, publicada mas esquecida ou pouco conhecida acerca desta realidade histórica: desde logo, ruínas e vestígios no terreno de cidades inteiras, partes de cidades, povoações mais pequenas (Baçaim, Chaul, Taná, Bandra, etc.), fortes e casas fortificadas, igrejas e conventos, casas e aldeias, caminhos e pontes. Seguidamente, cartografia, gravuras e desenhos, velhas fotografias, documentos nunca publicados de arquivos portugueses, indianos, britânicos, italianos, uma vasta bibliografia antiga e mais recente.


A expressão “Bombaim antes dos Ingleses” e o acrónimo BBB (“Bombay Before the British) designam um projecto de investigação conjunto entre o Centro de Estudos de Arquitectura da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (CEARQ) e o Centro de História de Além-Mar da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (CHAM) cujos trabalhos tiveram início em 2002.


É tese desta equipa de projecto confirmar ou infirmar que a “pré-história” da Bombaim colonial explica em grande medida a actual forma urbis de Bombaim e o crescimento explosivo da ocupação urbana do seu vasto território a partir das décadas finais do século XIX.


De facto, podem ter sido as povoações, os fortes e a rede de caminhos criados no período português, bem como as suas comunidades católicas fortemente urbanizadas que aproveitaram e completaram essas infra-estruturas, que estabeleceram a rede que a Bombaim britânica veio preencher, completar e estender. Acresce que esta “pré-história” se prolonga pela “história” adentro até aos anos de 1920-30, visto que a emigração goesa católica para Bombaim a partir de cerca de 1850, veio densificar e acrescentar valor às povoações e rede de caminhos que os portugueses haviam deixado.

 

 

Objectivos

Os objectivos do projecto são compilar e disponibilizar o máximo de informação sobre a história territorial, arquitectónica, política, socio-económica e religiosa da presente Área Metropolitana de Mumbai/Bombaim durante o período português (séculos XVI a XVIII), e possibilitar a avaliação dos impactos urbanísticos e territoriais do legado português sobre o crescimento metropolitano nos séculos XIX e XX.


Para traçar a história do antigo Distrito de Baçaim e da actual metrópole de Bombaim, é preciso, em primeiro lugar, reler e re-trabalhar toda a vasta bibliografia escrita em português e inglês sobre a Província do Norte. São particularmente importantes neste quadro as descrições da área feitas tanto por portugueses como por britânicos. Ao mesmo tempo, completar-se-á o levantamento dos vestígios materiais da presença portuguesa, já iniciado por membros desta equipa: fortalezas e igrejas, restos de bairros e edifícios civis.


Em segundo lugar, há muito material escrito, cartográfico e fotográfico ainda por trabalhar. Se já se localizaram algumas cartas portuguesas do século XVIII até agora não referenciadas, e algumas fotografias de edifícios desaparecidos, falta ainda sistematizar a pesquisa em vários arquivos e bibliotecas tanto portuguesas como indianas (Bombaim e Goa). É imprescindível levantar e estudar o ainda inédito vastíssimo corpus documental sobre a presença portuguesa na região, dos séculos XVI a XVIII, estando este disperso por numerosos arquivos e fundos, de forma a acrescentar decisivamente a incipiente historiografia moderna sobre o tema.


Por fim, cumpre assinalar que não existe cartografia contemporânea fiável da cidade e da sua área metropolitana: deste modo, será necessário trabalhar a partir de fotografias de satélite geo-referenciadas para reconstituir a forma do antigo território do Distrito de Baçaim e reconstituir os passos da sua densificação urbana entre o século XIX até ao nossos dias.

 

Equipa

 

 

 

Walter Rossa   .    Coordenador

André Teixeira (CHAM)

Isabel Gomes de Almeida (CHAM)

Silvana Roque de Oliveira (CHAM)

Paulo Varela Gomes (CES / UC)

Sidh Daniel Losa Mendiratta (CES / UC)

 

 

Resultados

 

 

 

GOMES, Paulo Varela, ROSSA, Walter, “O primeiro território – Bombaim e os Portugueses”, in Oceanos, nº41, Lisboa, Comissão Nacional para as Comemorações dos Descobrimentos Portugueses, 2000, pp. 210-224. GOMES, Paulo Varela "«Bombay Portuguese», ser ou não ser português em Bombaim no século XIX" in Revista de História das Ideias, Coimbra, Instituto de História e Teoria das Ideias, (2000).


GOMES, Paulo Varela, “There is no spot in the world where the Catholic and Heathen imagery come so closely in contact as here. Franciscan architecture in Mandapeshwar / Mount Poinsur, Bombay”, paper apresentado no symposium The Arts & the Portuguese Colonial Experience, org. Institute of Fine Arts, New York University, 24 e 25 de Março de 2006.


GOMES, Paulo Varela "Two (and a few other) Bombay churches. Issues of architecture and identity" in Mumbay Reader, Mumbay, Urban Design Research Institute, n.º 2 (2007).


MENDIRATTA, Sidh, “From Islands to Mainland. Territorial policy change and the creation of the Northern Province of the Estado da Índia”, paper apresentado na conferência Histories Form the Sea. Multimedia for Understanding and Teaching Europe-South Asia Maritime Heritage, org. Jawaharlal Nehru University, Nova Delhi, 30 e 31 de Janeiro de 2007. [No prelo].v MENDIRATTA, Sidh, “Two Towns and a Vila. Baçaim, Chaul and Taná: the defensive structures of three Indo-Portuguese urban settlements in the Northern Province of the Estado da Índia”, paper apresentado no International Seminar on Cities in Medieval India (1200-1800), org. Jawaharlal Nehru University, Nova Delhi, 6 e 7 de Março de 2008.


ROSSA, Walter "Bombay before the british: the indo-portuguese layer" in Mumbai Reader, Mumbay, Urban Design Research Institute, n.º 1 (2006), pp. 262-269.


ROSSA, Walter, “Bombaim antes dos Ingleses: apresentação do projecto”, in Actas do XIIº Seminário Internacional de História Indo-Portuguesa (Lisboa, 23 a 27 Outubro 2006), Lisboa, Centro de História de Além-Mar da Universidade Nova de Lisboa e Centro de Estudos dos Povos e Culturas de Expressão Portuguesa da Universidade Católica Portuguesa.


ROSSA, Walter, MENDIRATTA, Sidh, “Ghost Towns. Ruined and disappeared Portuguese colonial settlements in coastal Maharashtra, India: new research results”, paper apresentado na conferência 61st Annual Meeting of the Society of Architectural Historians, org. Society of Architectural Historians, Cincinnati, 23 a 27 de Abril de 2008.


ROSSA, Walter, MENDIRATTA, Sidh, “Ghost Towns. Ruined and disappeared Portuguese colonial settlements in coastal Maharashtra, India: new research results”, paper apresentado na conferência 61st Annual Meeting of the Society of Architectural Historians, org. Society of Architectural Historians, Cincinnati, 23 a 27 de Abril de 2008.


TEIXEIRA, André "Os Primórdios da Presença Portuguesa em Baçaim, 1534-1554: notas sobre a situação financeira e político-militar do primeiro «território» do Estado da Índia." in D. João III e o Império, Actas do Congresso Internacional Comemorativo do Nascimento de D. João III, Lisboa, CHAM (Universidade Nova de Lisboa) e CEPCEP (Universidade Católica Portuguesa), 2004, pp. 337-365.


TEIXEIRA, André, ALMEIDA, Isabel, NOBRE, Pedro, “A concessão de Bombaim aos ingleses: suas implicações no território de Baçaim (1661-1668)”, in Actas do XIIº Seminário Internacional de História Indo-Portuguesa (Lisboa, 23 a 27 Outubro 2006), Lisboa, Centro de História de Além-Mar da Universidade Nova de Lisboa e Centro de Estudos dos Povos e Culturas de Expressão Portuguesa da Universidade Católica Portuguesa.


TEIXEIRA, André, PIRES, Silvana Remédio, “O Tombo de Baçaim de 1727-1730”, in Anais de História de Além-Mar, vol. VIII, Lisboa, Centro de História de Além-Mar da Universidade Nova de Lisboa, 2007, pp. 325-63. TEIXEIRA, André, “Baçaim, the city and its hinterland”, paper apresentado no International Seminar on Cities in Medieval India (1200-1800), org. Jawaharlal Nehru University, Nova Delhi, 6 e 7 de Março de 2008.


TESES MENDIRATTA, Sidh, Dispositivos de Arquitectura e Engenharia na defesa do território da Província do Norte do Estado da Índia (1520-1740), tese de Doutoramento em História da Arquitectura ao Departamento de Arquitectura da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, orientada pelo Prof. Doutor Walter Rossa e Prof. Doutor Paulo Varela Gomes.


NOBRE, Pedro, A Entrega de Bombaim ao Reino Unido (1661-1668): um processo político-diplomático, dissertação de Mestrado em História dos Descobrimentos e da Expansão Portuguesa à Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, orientada pelo Prof. Doutor João Paulo Oliveira e Costa, 2008.


TEIXEIRA, André, Baçaim e o seu território: administração, economia e sociedade, séculos XVI a XVIII, tese de doutoramento em História, especialidade de História dos Descobrimentos e da Expansão Portuguesa à Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, orientada pelo Prof. Doutor João Oliveira e Costa.


TRINCA, Mafalda, Sistemas de informação histórico-geográfica: modelos, tecnologia e estudo de casos, dissertação de Mestrado em Património Europeu, Multimédia e Sociedade da Informação (EUROMACHS), à Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, orientada pelo Prof. Doutor Joaquim Ramos de Carvalho e Prof. Doutor Walter Rossa.