Entre o Mediterrâneo e o Atlântico: uma aproximação ao património cultural subaquático do estuário do rio Arade

Início   .   2012

Duração   .   24 meses
Investigadores Principais   .   Cristovão Fonseca (CHAM) / José António Bettencourt (CHAM)

Instituições

Unidade de Investigação

CHAM — Centro de Humanidades

Instituição Coordenadora

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas / Universidade Nova de Lisboa

Archeosfera, Lda
Museu de Portimão / Câmara Municipal de Portimão
PORTISUB - Clube Subaquático de Portimão
SubNauta – Centro e Escola de Mergulho

A área de intervenção deste projecto localiza-se na costa sul do Algarve, mais concretamente no estuário do rio Arade e respectiva barra. Este espaço privilegiado de ligação entre o Mediterrâneo e o Atlântico apresentou desde sempre características propícias para a navegação: a foz do rio Arade é um porto natural de abrigo, que serve os vários núcleos urbanos, nomeadamente Portimão, assim como, corresponde a uma importante via de navegação, comunicação e penetração no interior do Barlavento Algarvio. Esta realidade encontra-se amplamente documentada pelas fontes escritas e por diversos achados arqueológicos identificados nas últimas décadas.

Objectivos

O projecto irá incidir sobre os sítios arqueológicos denominados Ponta do Altar A e B, GEO 5 e Arade B/GEO 7, que correspondem a contextos de naufrágio e fundeadouro com uma diacronia desde o período romano até à época contemporânea. Os trabalhos a realizar correspondem essencialmente a prospecção geofísica e visual em mergulho, registo, escavação e levantamento.

Equipa

Cristovão Fonseca   .    Coordenador

José António Bettencourt   .   Coordenador

Andreia Machado (Museu de Portimão / CMP)