Estudo, Valorização e Monitorização dos Sítios Arqueológicos Angra A, Angra B, Angra E e Angra F e Navio de Angra D (PIAS)

Início   .   2006

Duração   .   48 meses
Investigador Principal   .   José António Bettencourt (CHAM)

Websitehttps://arquivo.pt/wayback/20160315155655/http://cham.fcsh.unl.pt/ext/pias/index.htm

Instituições

Entidade Financeira

Governo Regional dos Açores

Unidade de Investigação

CHAM — Centro de Humanidades

Apoios

Clube Náutico de Angra do Heroísmo
Octopus
Serviços de Acção Social da Universidade dos Açores
Universidade dos Açores

Durante todo o século XVI e parte do XVII, a baía de Angra do Heroísmo, situada na costa Sul da ilha Terceira, foi considerada principal escala atlântica e porto oceânico para os navios portugueses e espanhóis que regressavam à Europa com as riquezas do Novo Mundo e do Oriente. Ancoradouro natural por excelência, protegido dos ventos dominantes do quadrante Norte/Nordeste, a baía de Angra é sensível às tempestades de Sul/Sudoeste, que estão na origem de inúmeros naufrágios ali ocorridos atestados na documentação e na tradição oral e confirmados em diversas evidências arqueológicas que apenas recentemente começaram a ser identificadas.

O Projecto PIAS visa contribuir para o estudo do porto de Angra do Heroísmo dos séculos XV a XIX, através da investigação, monitorização e valorização dos sítios arqueológicos Angra A, B, D, E, F, I e J. Estes sítios situam-se no Parque Arqueológico da baía de Angra do Heroísmo, criado pelo Governo Regional dos Açores, entidade que tutela o património da região. As actividades desenvolvidas enquadram-se por isso nas propostas de protecção e gestão definidas no Decreto Regulamentar Regional n.º20/2005/A de 12 de Outubro, onde são consideradas importantes a salvaguarda e o estudo do património arqueológico subaquático ou a divulgação de um turismo cultural associado à promoção do conhecimento da história dos Açores. Como consequência, o estudo proposto pretende contribuir para uma melhor gestão do património da baía de Angra ao fornecer à Região Autónoma dos Açores os elementos necessários para uma avaliação das medidas de monitorização, preservação e valorização turística a implementar futuramente nestes vestígios. Outro dos objectivos do projecto prende-se com o levantamento da documentação escrita relacionada com esta temática, promovendo assim uma análise integrada de ambas as fontes, históricas e arqueológicas.

Objectivos

Objectivos Gerais

. Classificar e avaliar o potencial científico e turístico-cultural do património arqueológico subaquático da Região Autónoma dos Açores;

. Contribuir para a divulgação e afirmação da Região Autónoma dos Açores no contexto dos circuitos culturais e de investigação científica no domínio da arqueologia subaquática à escala internacional;

. Desenvolver um programa de investigação integrada das fontes históricas e arqueológicas relacionadas com o porto de Angra do Heroísmo nos séculos XVI a XIX;

. Promover a investigação sobre os navios da expansão e a navegação no Atlântico com base em fontes arqueológicas;

. Contribuir para a valorização e aproveitamento turístico-cultural do património cultural dos Açores, divulgação e participação da comunidade no levantamento e estudo dos sítios arqueológicos do projecto;

. Colaborar na implementação de medidas de monitorização e protecção do património cultural subaquático da baía de Angra.

Objectivos Específicos

. Levantamento e registo arqueológico dos sítios Angra A, Angra B, Angra E e Angra F (reconhecimento visual e caracterização das condições gerais; delimitação do contexto arqueológico principal e prospecção da área envolvente; levantamento em planta, fotografia e vídeo dos vestígios arqueológicos identificados; avaliação das condições de jazida e caracterização dos vestígios móveis);

. Registo e estudo dos elementos do navio Angra D e da documentação disponível sobre a fase de escavação;

. Avaliação do potencial científico e turístico-cultural dos sítios arqueológicos referidos (elaboração de um plano geral de protecção, monitorização e valorização de cada um dos sítios);

. Levantamento de fontes históricas e iconográficas relacionadas com a utilização do porto de Angra. Este trabalho de investigação incidirá principalmente sobre a documentação depositada em dois arquivos: Arquivo Histórico Ultramarino e Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Angra do Heroísmo;

. Estudo integrado dos dados históricos e arqueológicos obtidos.

Equipa

José António Bettencourt  .    Coordenador

Cristovão Fonseca (CHAM)

Inês Pinto Coelho (CHAM)