PT EN

 

Arqueologia Marítima da Ria de Aveiro (AMRA)
 

 

 

Início   .   2012
Duração   .   37 meses
Investigadores Principais    .   Inês Pinto Coelho (CHAM)  /  José António Bettencourt (CHAM)  /  Patrícia Carvalho (CHAM)  

 

Instituições

Unidade de Investigação

CHAM — Centro de Humanidades

 

Instituição Coordenadora

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas / Universidade Nova de Lisboas

 

Apoios

Centro Nacional de Arqueologia Náutica e Subaquática / Direcção Geral do Património Cultural

Fundação para a Ciência e a Tecnologia

 

 

A ria de Aveiro influenciou a ocupação humana do centro de Portugal dando origem a comunidades fortemente marcadas pelas actividades marítimas. As características naturais deste espaço resultaram num registo arqueológico subaquático diversificado, constituído por quase uma dezena de sítios arqueológicos, e na formação de uma paisagem onde abundam elementos relacionados com actividades marítimas, nomeadamente portuárias.

Ciente da importância do estudo deste espaço, o projecto Arqueologia Marítima da Ria de Aveiro (AMRA) pretende desenvolver investigação sobre sítios arqueológicos subaquáticos do período medieval e moderno descobertos no interior da laguna e relacionados com problemáticas ligadas à navegação, à construção naval e às dinâmicas económicas da ria.

Entre os vestígios contam-se três sítios de naufrágio do período medieval-moderno, um de tradição ibero-atlântica que transportava uma carga de cerâmica comum produzida na região (Ria de Aveiro A), dois com características típicas da construção naval norte europeia (Ria de Aveiro F e Ria de Aveiro G), um contexto portuário num dos canais de acesso à cidade, e ainda um quarto naufrágio, ainda de cronologia indeterminada, com uma carga de cerâmica de construção.

Numa perspectiva global este projecto visa enquadrar estes vestígios no seu contexto histórico-cultural, procurando compreender, através do estudo das materialidades e da análise das fontes históricas, o papel de Aveiro nas dinâmicas económicas do espaço atlântico durante este período, realçando o papel das suas olarias, cujas produções terão atingido difusão comercial significativa, tendo sido já identificadas nos arquipélagos atlânticos (Madeira, Açores e Canárias) muitas vezes associadas à produção de açúcar; e em contextos ingleses e norte americanos relacionados com actividades piscatórias.

Os trabalhos a realizar correspondem essencialmente ao estudo das colecções já recuperadas, à reavaliação de dados de prospecção geofísica, à prospecção visual em mergulho, ao registo e a sondagens de avaliação.

 

Objectivos

 

Constituem objectivos gerais do projecto:

Contribuir para a divulgação e afirmação da região de Aveiro no contexto dos circuitos culturais e de investigação científica à escala mundial;

Promover a investigação sobre os navios, a navegação e o comércio em Aveiro com base em fontes arqueológicas;

Desenvolver um programa de investigação integrada das fontes históricas e arqueológicas relacionadas com actividades marítimas nas margens da Ria de Aveiro;

Identificar, caracterizar e valorizar o potencial científico, pedagógico e cultural do património arqueológico subaquático da Ria de Aveiro;

Contribuir para a valorização e divulgação do património cultural da Ria junto da sua comunidade;

Colaborar na implementação de medidas de monitorização e salvaguarda do património cultural subaquático da laguna.

 

 

Equipa

 

 

 

Inês Pinto Coelho    .    Coordenadora

José António Bettencourt    .    Coordenador

Patrícia Carvalho    .    Coordenadora

Alexandre Brazão

Christelle Chouzenoux (CHAM)

Cristovão Fonseca (CHAM)

Gonçalo Correia Lopes (CHAM)

Marco Pinto

N’Zinga Oliveira (CHAM)

Tiago Silva (CHAM)