Literatura de Mulheres: Memórias, Periferias e Resistências no Atlântico Luso-Afro-Brasileiro (WomenLit)

Código   .   PTDC/LLT-LES/0858/2021
Início   .   2022
Duração   .   36 meses
Investigadora Principal  .   Margarida Rendeiro (CHAM)

Website:  https://womenlit.fcsh.unl.pt/

Instituições

Entidade Financiadora

Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Unidade(s) de Investigação

CHAM — Centro de Humanidades

Instituição Coordenadora

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas / Universidade Nova de Lisboa

Centro de Estudos Sociais e Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa

Este projecto tem como objectivo analisar as configurações poético-literárias da resistência na produção iterária e artística de autoria de mulheres publicada no espaço luso-afrobrasileiro no século XXI. A resistência, enquanto estímulo da actividade performativa e literária, decorre da perceção de desigualdades generalizadas à escala mundial, sejam elas de género, racial ou económica, entre outras.

No que concerne a desigualdade de género, esta é uma questão que, embora tenha conhecido avanços significativos a partir de meados do século XX, ainda se encontra longe de estar ultrapassada. Se considerarmos o espaço luso-afro-rasileiro, as desigualdades de género estão ainda muito presentes. Segundo dados estatísticos publicados pelas Nações Unidas, e a título exemplificativo, o número de mulheres que ocupa lugares nos parlamentos nacionais varia entre 13,73% (S. Tomé e Príncipe) e 39,60% (Moçambique), com todos os valores referentes aos outros países de expressão oficial portuguesa registados neste intervalo. A participação da mulher no trabalho formal nestes países varia entre 28,8% (S. Tomé e Príncipe) e 78,1% (Moçambique).

As Agendas Temáticas de Investigação e Inovação asseguradas pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, decorrentes do compromisso com o Conhecimento e a Ciência assumido em Conselho de Ministros em 2016, reflectem igualmente a dimensão da desigualdade ao determinar a Inclusão Social e Cidadania nas suas diferentes vertentes. Este projecto assume na construção da voz feminina um modo de expressar resistência, dando visibilidade a projectos literários e artísticos que reagem contra as diversas expressões da desigualdade e injustiça.

Discutir estes trabalhos como reflexos da desigualdade de género prevalecente e, particularmente, as estratégias criativas usadas para representar formas de resistência é contribuir para a promoção de uma melhor cidadania e inclusão social. O espaço luso-afro-brasileiro foi recentemente explorado em [RenLu19] por parte dos membros da equipa que apresenta este projecto, com o enfoque na produção contemporânea nas artes visuais, cinema, música e literatura, identificando especificidades e relacionando com o contexto histórico-social em que se inserem. Embora esse projecto se tenha centrado no espaço luso-afro-brasileiro, a escrita de mulheres não constituiu preocupação desse estudo. A representação do “comum” e das especificidades da experiência de autoras mulheres no espaço luso-afro-brasileiro ilumina-se ao adoptar uma abordagem comparatista e interseccional.

Neste sentido, o presente projecto analisa produções artístico-literárias de mulheres portuguesas, brasileiras e africanas de expressão portuguesa, cruzando particularmente os olhares e as vozes brancas, negras, afrodescendentes, de etnia cigana e indígenas que resistem à ordem estrutural no espaço luso-afro-brasileiro e identificando as características específicas e comuns das recentes organizações culturais e políticas das mulheres periféricas que estruturam os seus projectos literários como resistência, nomeadamente em tempos de adversidade, como o exemplifica a produção artístico-literária em contexto de pandemia.

Ao centrar a sua investigação nas configurações poético-literárias da resistência na escrita das mulheres neste espaço geográfico, este projecto discute igualmente a influência da pós-memória colonial, procurando compreendê-la como reflexo da memória das desigualdades de género que caracterizam a comunidade luso-afrobrasileira como espaço multicultural.

Este projecto, que conta com a participação de investigadores com trabalho publicado sobre temáticas relacionadas com mulheres, periferia e resistência, focará a publicação de material crítico sobre a resistência enquanto representação artístico-literária, procurando:

a) analisar em que medida a literatura promove e atende as demandas políticas, sociais, raciais que estimulam esta escrita por mulheres;

b) analisar as formas de divulgação e a formação do público leitor para a literatura periférica das mulheres;

c) contribuir para uma historiografia literária, particularmente da chamada literatura marginal, no espaço luso-afro-brasileiro, assegurando a visibilidade da escrita das mulheres;

d) analisar a produção de significados a partir dos distintos lugares de fala da mulher em obras de autoras portuguesas, brasileiras e africanas de expressão portuguesa, particularmente depois da instauração das independências no caso das últimas;

e) Identificar nas obras dessas mulheres as formas como o legado de autoras que as precederam se manifesta e se renovam configurações de resistência.

Equipa

Margarida Rendeiro   .   Coordenadora

Susan de Oliveira  .   Co - Coordenadora

Ana Raquel Fernandes (CEAUL/ULICES, FLUL)