PT EN

 

MOVING CITY — Cidades para a guerra: um exército europeu em Marrocos no século XVI
 

 

 

Código   .   EXPL/HAR-HIS/1521/2021
Início   .   2022
Duração   .   18 meses
Investigadores Principais   .   Edite Alberto (CHAM)   .   Luís Costa Sousa (CHAM)

 

Websitehttps://moving-city.mozellosite.com/

 

Instituições

Entidade(s) Financiadora(s)

. Fundação para a Ciência e a Tecnologia
 

Unidade de Investigação Principal

. CHAM — Centro de Humanidades
 

Instituição Coordenadora

. Faculdade de Ciências Sociais e Humanas / Universidade Nova de Lisboa

 

 

 
 

O projeto MOVING CITY tem como finalidade colmatar a lacuna que persiste quanto ao conhecimento da composição do exército que o rei D. Sebastião levou a Alcácer Quibir. O complexo processo de negociação da liberdade dos prisioneiros após a batalha, em várias cidades e ao longo de mais de uma dezena de anos, encontra-se registado nas crónicas e nas relações redigidas pelos religiosos da Ordem da Santíssima Trindade que, em Marrocos, procederam à organização dos resgates. A partir destes documentos podemos identificar os indivíduos que foram resgatados e conhecer o seu quotidiano durante os anos que se seguiram à batalha. A identificação de todos estes cativos será fundamental para conhecer os efetivos, tanto civis como militares, que compunham o exército – uma verdadeira “cidade em movimento”.

 

Objectivos

O projeto MOVING CITY visa colmatar a lacuna que persiste quanto ao conhecimento dos efetivos que constituíram o exército que o rei D. Sebastião liderou em Marrocos, a partir de uma abordagem inovadora baseada na análise das fontes documentais da Ordem da Santíssima Trindade. Ao mesmo tempo, pretende-se aprofundar os estudos relacionados com a presença desta população europeia em terras marroquinas e abrir perspetivas para o desenvolvimento de um futuro projeto internacional de investigação nesta área temática.

O projeto tem como objetivos específicos em relação ao estudo do exército português que foi para Alcácer Quibir:

Conhecer a componente humana

. Identificação e registo de todos os cativos resgatados da batalha de Alcácer Quibir mencionados nas listas redigidas pelos religiosos Trinitários e nos documentos do acervo do Convento da Santíssima Trindade de Lisboa.

. Transcrição paleográfica das principais fontes para o conhecimento do exército português.

. Organização e tratamento dos dados obtidos, nomeadamente estudos prosopográficos de alguns resgatados e georreferenciação dos dados relativos à naturalidade dos resgatados de modo a permitir conhecer os principais locais de recrutamento.

Conhecer a estrutura interna

. Identificação dos militares e não-militares, reunindo informação sobre os locais de recrutamento e conhecimento sobre a “profissão de armas” em comparação com outros ofícios especializados como artilheiros, engenheiros militares, músicos entre outros.

. Reconhecer a importância dos não-militares, nomeadamente os que detinham ofícios relacionados com o acampamento militar ou seguidores do exército como familiares, servos, etc.

. Relacionar os locais de incidência geográfica do esforço de recrutamento com a narrativa tradicional que associa que cada um dos "terços" portugueses uma base regional, nomeadamente o Norte, Centro e Sul de Portugal.

 

   

 

Membros
 

 

 

Edite Alberto     .     Coordenadora
Luís Costa Sousa    .     Co-Coordenador

Maria Agusta Lima Cruz (CHAM)
Mostafa Zekri (CHAM)
Tiago Machado de Castro (CHAM)

 

Bolseiros de investigação

Diogo Pereira (CHAM)
Mafalda Cordeiro Malheiro (CHAM)

 

Historiadores consultores:

Miguel Angel de Bunes Ibarra (CSIC, Espanha)
Michele Bosco (Universidade de Valencia, Espanha)

 

 

 

Actividades
 
SEPARADOR 2023 70
Conversa online04.08.2023
10h30 - 12h00 | online
SEPARADOR 2023 23
Congresso21.09.2023 a 23.09.2023
Lisboa
SEPARADOR 2023 09
2º Workshop on-line03.02.2023
09h00 - 16h30 | Canal do Youtube do CHAM
SEPARADOR 2022 77
1º Workshop on-line04.08.2022
09h30 - 17h30 | Canal do Youtube do CHAM

 

 

Comunicações
 

 

 

Março 31, 2022, workshop on-line
Participação no Workshop on-line «A História do Algarve e a Primeira Globalização -O Estado da Questão», organizado no âmbito da componente de investigação histórica do projeto MAGALLANES_ICC
Prisioneiros no Norte de África: contributo para o estudo cativos algarvios (séculos XVI-XVIII), Edite Alberto

 

Junho 20-21, Biblioteca Nacional de Lisboa
Participação com duas comunicações no Congresso Internacional «Longe de casa: ideias, emoções, imagens e escritos de “saudade” no Mundo Mediterrâneo (1492- 1923)», organizada pelo COST Action PIMo (CA18140) - People in Motion: Entangled Histories of Displacement across the Mediterranean (1492-1923)
Longe de casa em terras de Marrocos: contributo para o estudo dos prisioneiros da batalha de Alcácer Quibir, Edite Alberto e Luís Costa e Sousa
A jornada dos renegados no serviço do corso argelino, Tiago Machado de Castro e Edite Alberto