MOVING CITY — Cidades para a guerra: um exército europeu em Marrocos no século XVI

Código   .   EXPL/HAR-HIS/1521/2021
Início   .   2022
Duração   .   18 meses
Investigadores Principais   .   Edite Alberto (CHAM)   .   Luís Costa Sousa (CHAM)

Websitehttps://moving-city.mozellosite.com/

Instituições

Entidade(s) Financiadora(s)

. Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Unidade de Investigação Principal

. CHAM — Centro de Humanidades

Instituição Coordenadora

. Faculdade de Ciências Sociais e Humanas / Universidade Nova de Lisboa

O projeto MOVING CITY tem como finalidade colmatar a lacuna que persiste quanto ao conhecimento da composição do exército que o rei D. Sebastião levou a Alcácer Quibir. O complexo processo de negociação da liberdade dos prisioneiros após a batalha, em várias cidades e ao longo de mais de uma dezena de anos, encontra-se registado nas crónicas e nas relações redigidas pelos religiosos da Ordem da Santíssima Trindade que, em Marrocos, procederam à organização dos resgates. A partir destes documentos podemos identificar os indivíduos que foram resgatados e conhecer o seu quotidiano durante os anos que se seguiram à batalha. A identificação de todos estes cativos será fundamental para conhecer os efetivos, tanto civis como militares, que compunham o exército – uma verdadeira “cidade em movimento”.

Objectivos

O projeto MOVING CITY visa colmatar a lacuna que persiste quanto ao conhecimento dos efetivos que constituíram o exército que o rei D. Sebastião liderou em Marrocos, a partir de uma abordagem inovadora baseada na análise das fontes documentais da Ordem da Santíssima Trindade. Ao mesmo tempo, pretende-se aprofundar os estudos relacionados com a presença desta população europeia em terras marroquinas e abrir perspetivas para o desenvolvimento de um futuro projeto internacional de investigação nesta área temática.

O projeto tem como objetivos específicos em relação ao estudo do exército português que foi para Alcácer Quibir:

Conhecer a componente humana

. Identificação e registo de todos os cativos resgatados da batalha de Alcácer Quibir mencionados nas listas redigidas pelos religiosos Trinitários e nos documentos do acervo do Convento da Santíssima Trindade de Lisboa.

. Transcrição paleográfica das principais fontes para o conhecimento do exército português.

. Organização e tratamento dos dados obtidos, nomeadamente estudos prosopográficos de alguns resgatados e georreferenciação dos dados relativos à naturalidade dos resgatados de modo a permitir conhecer os principais locais de recrutamento.

Conhecer a estrutura interna

. Identificação dos militares e não-militares, reunindo informação sobre os locais de recrutamento e conhecimento sobre a “profissão de armas” em comparação com outros ofícios especializados como artilheiros, engenheiros militares, músicos entre outros.

. Reconhecer a importância dos não-militares, nomeadamente os que detinham ofícios relacionados com o acampamento militar ou seguidores do exército como familiares, servos, etc.

. Relacionar os locais de incidência geográfica do esforço de recrutamento com a narrativa tradicional que associa que cada um dos "terços" portugueses uma base regional, nomeadamente o Norte, Centro e Sul de Portugal.

Membros

Edite Alberto     .     Coordenadora
Luís Costa Sousa    .     Co-Coordenador

Maria Agusta Lima Cruz (CHAM)