PT EN

 

Hospital Real de Todos-os-Santos: a cidade e a saúde

 

 

 

Início   .   2017
Investigadores Principais   .   André Teixeira  (CHAM)   .    Edite Alberto (CHAM)    .     Rodrigo Banha da Silva (CHAM)

 

 

Instituições

Entidade Financiadora

Câmara Municipal de Lisboa
 

Instituições Coordenadoras

Câmara Municipal de Lisboa
CHAM — Centro de Humanidades

 

 

Parcerias

Arquivo Nacional da Torre do Tombo / Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas
Assembleia da República
Centro Hospitalar Universitário Lisboa Central
Metropolitano de Lisboa
Museu da Farmácia
Museu da Saúde
Museu Nacional de História Natural e da Ciência / Universidade de Lisboa
Patriarcado de Lisboa
Projecto - Hospitalis – Arquitetura Hospitalar em Portugal nos Alvores da Modernidade
Santa Casa da Misericórdia de Lisboa

 

 

English Version (.pdf)

 

 
 

Fundado em 1492, em Lisboa, o Hospital Real de Todos-os-Santos foi o primeiro edifício público hospitalar central criado por iniciativa régia em Portugal. Concebido no contexto da reforma da assistência levada a cabo pelo rei D. João II, resultou da fusão dos pequenos hospitais de origem medieval existentes na capital, criando uma instituição mais eficiente em termos de funcionamento hospitalar e administrativo. Em actividade até 1775, altura em que se inicia a sua demolição, o edifício, de inspiração renascentista no que respeita à arquitectura, marcou o desenho da cidade, dos seus espaços públicos e de circulação, tornando-se um símbolo do poder régio e de urbanidade .

O projecto «Hospital Real de Todos os Santos: a Cidade e a Saúde» é uma iniciativa conjunta da Câmara Municipal de Lisboa, através da sua Direcção Municipal de Cultura / Departamento do Património Cultural, e do CHAM.

A investigação assenta no tratamento dos materiais provenientes da última grande intervenção arqueológica realizada no local do antigo hospital, entre os anos de 1999 e 2001, e num exaustivo levantamento documental no acervo histórico do Hospital de São José, para onde foi transferido o Hospital Real de Todos-os-Santos em 1775.

O projecto iniciou-se com a definição do estado actual do conhecimento e da investigação sobre o tema do Hospital Real de Todos-os-Santos que se baseou num cuidadoso levantamento bibliográfico e iconográfico. Após a conclusão desta tarefa, organizaram-se os trabalhos em função de duas áreas distintas: a) o estudo histórico, procedendo-se à investigação do vasto acervo documental do Arquivo Nacional da Torre do Tombo mas também do Arquivo Municipal de Lisboa e do Arquivo da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, no intuito de referenciar os documentos alusivos ao Hospital Real de Todos-os-Santos; e b) o estudo arqueológico, com o inventário e intervenção de conservação e restauro do vasto acervo proveniente das intervenções arqueológicas, especialmente das realizadas entre 1999 e 2001, de modo a permitir a exposição das peças junto do grande público.

O trabalho iniciou-se com o envolvimento de equipas do CHAM e do Departamento de Património Cultural da Câmara Municipal de Lisboa (Arquivo Municipal, Centro de Arqueologia de Lisboa e Núcleo de Estudos do Património). A estas equipas associaram-se outros investigadores fruto da parceria com o projecto de investigação «Hospitalis – Arquitetura Hospitalar em Portugal nos Alvores da Modernidade: Identificação, Caraterização e Contextualização» numa perspectiva de partilha de recursos e optimização dos resultados, uma vez que ambos os projectos se dedicam a aspectos complementares da história hospitalar.

 

 

 

Objectivos

 

O Hospital Real de Todos-os-Santos, apesar de ter sido o mais importante da cidade de Lisboa e do Reino e uma instituição de referência no seu tempo, mesmo fora de Portugal, permanece desconhecido para a maioria das pessoas: munícipes, estudantes, investigadores portugueses e estrangeiros dedicados à história da assistência e dos hospitais. Este facto, fortemente condicionado pela destruição do edifício e pelo desaparecimento da instituição, deve ser minorado através da promoção de projectos como o que se encontra em curso e de outros que se vejam a desenvolver no futuro com base no manancial de informação recolhida. Para tal, e como realizado neste projecto, é imprescindível a criação de sinergias, a realização de trabalho conjunto, independentemente de determinadas circunstâncias institucionais, da concretização de formas de partilha e optimização de recursos, que não são apenas financeiros e humanos, mas também intelectuais.

É também importante destacar a importância internacional desta instituição, por um lado integrando-o no contexto da reforma da assistência que se vinha realizando na Europa desde os inícios do século XV, tal como aconteceu em Portugal, e que teve como um dos pontos mais destacados a fundação do Hospital Real de Todos-os-Santos. De igual modo, estudar a sua ação médico-cirúrgica e assistencial, realizada durante mais de três séculos, o seu quotidiano, a sua regulamentação interna, corpo de funcionários, gestão financeira, entre outros, permitirá, utilizando estudos similares existentes para outros hospitais da Europa e do Além-mar, conhecer de forma concreta esta instituição em relação com as suas congéneres.

No entanto, o produto principal do projecto, consiste numa exposição temporária polinucleada, que evidencie todas as áreas de acção das instituições parceiras, de modo a abranger as diversas facetas do Hospital Real de Todos-os-Santos.

A exposição será concebida numa abordagem multidisciplinar, cruzando vestígios materiais recuperados nas intervenções arqueológicas, representações cartográficas e iconográficas e documentos de arquivo, bem como infografias, reconstituições tridimensionais e multimédia resultantes e compiladoras da investigação em curso.
Referente a toda a exposição, encontra-se em preparação a edição de um catálogo-livro onde se reúne um conjunto de textos de contextualização explorando várias áreas de abordagem do Hospital Real, de modo a criar-se uma publicação que reflicta o conhecimento actual sobre o edifício, a instituição e a saúde na cidade de Lisboa, com profusa e inédita ilustração.

 

Síntese das actividades a desenvolver:

. Exposição (devido à situação de pandemia Covid-19, a exposição será em suporte digital)
. Livro / catálogo
. Publicação de fontes e levantamentos documentais
. Seminários / conferências com investigadores convidados
. Programas educativo para professores e alunos do Ensino Básico
. Organização da 13º INHH International Network for the History of Hospitals International Conference

 
 
 

 

 

 

Equipa
 

 

André Teixeira    .    Coordenador

 

Edite Alberto   .    Coordenadora

 

Rodrigo Banha da Silva   .    Coordenador

 

Maria Teresa Avelino Pires (CHAM)

 

André Bargão (CHAM)

 

Sara da Cruz Ferreira (CHAM)

 

Camila Amaral (CMLisboa)

 

Rui Henriques (CMLisboa)

 

 

 

 

 

Actividades
 

 

 
SEPARADOR 2021 27
Conferência26.05.2021 a 28.05.2021
online

 

Resultados

 

 

 

O Hospital Real de Todos-os-Santos: Lisboa e a Saúde / All Saints Royal Hospital: Lisbon and Public Health, Edite Martins Alberto (ed.); Rodrigo Banha da Silva (ed.), André Teixeira (ed.). Lisboa: Câmara Municipal de Lisboa / Santa Casa da Misericórdia, 2021, 648p./664p.

ISBN: 978-972-8543-63-1, 978-972-8543-57-0

https://run.unl.pt/handle/10362/138719