DRESS_DesenhaR a moda das fontES quinhentistaS

Início   .   2019
Investigadora Principal   .   Carla Alferes Pinto (CHAM)

Instituições

Entidade(s) Financiadora(s)

Fundação Calouste Gulbenkian

Unidade de Investigação Principal

CHAM — Centro de Humanidades

® Mafalda Baptista

DRESS_DesenhaR a moda das fontES quinhentistaS, tem por objectivo contribuir para o entendimento da dimensão histórica, táctil e material do vestuário feminino de elite em Portugal no século XVI, através da proposta de reconstrução de um traje (composto por várias peças) descrito no dote de casamento da Infanta D. Beatriz (1504-1538).

Tendo por base o documento de quitação do valor do dote, elaborado em 1522, DRESS apresenta-se como um exercício de reflexão sobre o acto de descrever, traçar, cortar, coser e compor peças de vestuário quinhentistas a partir de fontes históricas, propondo-se para tal reconstruir um “vestido” com base documental nas narrativas e na visualidade quinhentistas, e nos moldes fornecidos pelo Libro de Geometria, Pratica y Traça publicado em 1580 em Madrid, da autoria de Juan de Alcega.

Objectivos

DRESS tem dois objectivos concretos: compor um vestido de acordo com a plástica, materiais e técnicas quinhentistas e elaborar um relatório técnico sobre o processo, que se formalizará como uma ferramenta de utilização alargada na academia e na sociedade civil (aplicação nas áreas das artes cénicas e musicais, nos museus e colecções de vestuário, nas escolas), ilustrando as etapas, as opções conceptuais e metodológicas, e a escolha dos materiais e das ferramentas de trabalho, durante o processo de reconstrução das peças de vestuário.

Equipa