PT EN

 

Projecto Integrado de Requalificação e Reordenamento da Frente Marítima da Cidade da Horta

 

 

 

Início   .   2019
Investigador Principal   .   José António Bettencourt (CHAM)

 

 

Instituições

Entidades Financiadoras

Administração dos Portos do Triângulo e Grupo Ocidental, SA
Secretaria Regional da Educação e Cultura / Governo dos Açores
Somague
 

 

Unidade de Investigação

CHAM — Centro de Humanidades 

 

 

O «Projecto Integrado de Requalificação e Reordenamento da Frente Marítima da Cidade da Horta» compreende a criação de um novo terminal portuário a norte da baía da Horta. Esta obra, em curso desde Maio de 2009, inclui a modificação de uma zona com mais de 170 000m2, com a construção de um molhe-cais e com a dragagem de uma bacia de manobra e de valas para fundação dos molhes. A intervenção de minimização de impactes sobre o património cultural subaquático, assegurada pelo CHAM, incluiu diversas fases, em curso desde 2008, a implementar antes, durante e após a empreitada.

 

Objectivos

A primeira fase deste estudo, desenvolvida em 2008, incluiu trabalhos de prospecção arqueológica visual e com detector de metais de toda a área de implantação do terminal de passageiros em construção na baía da Horta, a norte do porto actual. Identificaram-se diversos vestígios, entre os quais se destacaram vários canhões, uma presa de marfim e artefactos em chumbo, dispersos por uma vasta área. Numa segunda fase, entre Abril de 2009 e Julho de 2010, a intervenção incluiu a sondagem, a escavação e a remoção dos vestígios, permitindo identificar o sítio Baía da Horta 1 (BH-001), um naufrágio disperso por uma vasta área entre os 8 e os 11m de profundidade. Em BH-001 foram localizados materiais relacionados com a carga, o funcionamento e o quotidiano a bordo do navio, nomeadamente - peças de artilharia em ferro, armas de fogo, cerâmicas, vidros e objectos metálicos ou em madeira e sobretudo uma extraordinária colecção de presas de elefante. O estudo deste espólio sugere que está relacionado com um navio mercante de inícios do século XVIII, eventualmente de nacionalidade inglesa, que operava no Atlântico.

O CHAM acompanhou igualmente os trabalhos de dragagem realizados no quadro da empreitada, durante os quais foram localizadas.

Estão ainda previstos trabalhos de monitorização dos materiais removidos da área de implantação do projecto.

 

 

 

Equipa
 

 

 

José António Bettencourt    .    Coordenador

Cristovão Fonseca (CHAM)

Patrícia Carvalho (CHAM)

Inês Pinto Coelho (CHAM)

Tiago Silva (CHAM)

Alexandre Brazão

Christelle Chouzenoux

Marco Pinto