eViterbo

Início   .   2016
Website  .  https://eviterbo.fcsh.unl.pt/wiki/P%C3%A1gina_principal

Investigadores Principais   .   Alice Santiago Faria (CHAM) . Carla Alferes Pinto (CHAM) . Nuno Senos (CHAM)  . Joaquim Pinto (IEETA / UA)

Instituições

Unidade(s) de Investigação

CHAM — Centro de Humanidades

Parcerias

Instituto de Engenharia Electrónica e Telemática de Aveiro / Universidade de Aveiro

eViterbo é um projecto ancorado no grupo «As Artes e a Expansão Portuguesa» e na linha «Património e Memória» do CHAM – Centro de Humanidades. O seu objectivo principal é a criação de um recurso electrónico que visa, por um lado, dar apoio à investigação académica nas áreas da história de arte e das artes decorativas, da história da arquitectura, da história e, por outro, servir a comunidade em geral, através da disponibilização on-line de um instrumento que reúne e actua como mediador de informação de uma da herança cultural colectiva.

Desenvolvida em parceria com Instituto de Engenharia Electrónica e Telemática de Aveiro, decorre das temáticas de trabalho e da reflexão interna do Grupo «As Artes e a Expansão Portuguesa», permitindo optimizar e divulgar o trabalho já desenvolvido, e em curso.

Objectivos

A plataforma em linha, principal objectivo deste projecto, funcionará em quatro eixos:

. como um recurso electrónico que conjuga diversas valências de conhecimento apresentando-se como um «Dicionário» e um «Glossário» em linha;
. como um interface de ligação entre recursos electrónicos já existentes;
. como um repositório de fontes históricas;
. como um conjunto de dados estruturados (base de dados curada)  que se pretende seja de utilização livre  através da ligação da plataforma à DBpedia (http://pt.dbpedia.org).

Fases de desenvolvimento:

Fase 1 – (a decorrer) implementação da plataforma wiki, tomando como ponto de partida o conjunto de informação constante em obras de Francisco Viterbo.

Fase 2 – Desenvolvimento da informação através da conjugação de contributos dos vários investigadores do grupo «As Artes e a Expansão Portuguesa», bem como de outros investigadores do CHAM;

Fase 3 – Posteriormente ao lançamento do portal (2022), alargar-se-á a possibilidade de contribuição à comunidade científica em geral.

Equipa

Alice Santiago Faria    .    Coordenadora