Este evento pretende abordar a possibilidade de uma visão comparativa entre impérios sobre como, quando e onde as instituições de ensino, de conhecimento técnico e científico, se organizaram. Ao comparar diferentes casos de estudos em campos de conhecimento e transformação ligados ao ambiente construído – engenharia militar, cartografia, entre outros – o objectivo é estabelecer um quadro comparativo do empreendimento político-científico de impérios, através de geografias e tempos. A conferência propõe uma leitura comparativa entre estruturas formais ou não formais de aprendizagem e habilidades de agência individual, que permite a compreensão das transformações, influências e cruzamentos em diferentes geografias de múltiplas esferas de conhecimento e prácticas.
Oradores convidados:
Emilie d’Orgeix (École Pratique des Hautes Études PSL)
Historiadora da arquitetura com especialização em história da construção e técnicas. Professora da École Pratique des Hautes Études (PSL University), onde detém uma cátedra de História Cultural das Técnicas (séculos XV-XX). O trabalho estuda as transferências culturais e técnicas entre a arquitetura militar e civil e o planeamento urbano na Europa e nas colónias francesas através de um olhar atento sobre contextos de ensino, produções gráficas, práticas materiais e processos de construção. Entre as suas publicações mais recentes incluem-se um livro sobre o desenvolvimento de atlas cartográficos arquitectónicos e urbanos em França no período da Idade Moderna (co-escrito com Isabelle Warmoes. Paris, Bibliothèque Nationale de France, 2017, 400 páginas) e um ensaio sobre as margens urbanas do início da modernidade explorando o desenvolvimento de servidões militares e apropriações civis em cidades fortificadas francesas (Bruxelas, Mardaga, 2019, 304 páginas). No momento trabalha num projeto de livro em que aborda a noção de demolição pré-programada como um processo construtivo (séculos XVI a XIX).
Karel Davids (Vrije Universiteit Amsterdam)
Professor Catedrático Emérito de História Económica e Social na Faculdade de Letras e na Escola de Negócios e Economia da Vrije Universiteit Amsterdam. Trabalha História Global, com foco nos estudos comparativos sobre a circulação de conhecimento, pessoas e bens no início da modernidade, História Marítima e História da Tecnologia. Entre outras publicações em inglês, é o autor de «Global Ocean of Knowledge, 1660-1860» (2020).
Comissão Organizadora
Alice Santiago Faria (CHAM)
Antonieta Reis Leite (CES, UC)
Mafalda Pacheco (CHAM)
Margarida Tavares da Conceição (IHA / NOVA FCSH)
Sandra M.G. Pinto (CHAM)
Organização
CHAM / NOVA FCSH
Website: https://technetempire.fcsh.unl.pt/actividades/learningplaces/