III Conferência Internacional23.11.2022 a 25.11.2022
Universidade del Atlántico – Barranquilla, Colômbia | online

Dando seguimento às edições anteriores ocorridas no Instituto de Ciências da Educação de Luanda — ISCED-Luanda, Angola (2019), e na Universidade Zambeze — UniZambeze, Moçambique (2021), a III Conferência Internacional que, este ano, se intitula «Literaturas e Culturas Caribenhas, Iberoamericanas e Africanas: encontros, trocas e desvios na diferença», visa constituir-se como um espaço privilegiado de investigação, reflexão e debate em prol da investigação científica e cultural. Irá decorrer na Universidad del Atlántico, Barranquilla, Colômbia (UA), de 23 a 25 de Novembro de 2022, no formato online. Esta edição tem a particularidade de incorporar conteúdos da literatura, cultura e língua dos países do Caribe, Iberoamérica e África, em especial, dos países falantes do espanhol e do português e de ser antecedida por atividades e conversas de preparação no dito formato online durante os meses de Maio, Junho, Agosto, Setembro e Outubro.

Este evento científico – que visa homenagear Renato Cardoso (poeta, compositor e diplomata cabo-verdiano assassinado no dia 29 de Setembro de 1989) e Roberto Burgos (cantor, narrador do Caribe colombiano, Prémio de Narrativa José María Arguedas da Casa da Américas e Prémio Nacional de Novela, falecido em 2018) configura um espaço de diálogo e construção de redes de investigação internacionais, discutindo temas contemporâneos transversais a várias áreas do conhecimento, desde as políticas linguísticas, políticas jurídico económicas e socioculturais nos espaços caribenho, iberoamericano e africano de expressão oficial portuguesa, passando pela problematização crítica do conceito de lusofonia e hispanofonía, para chegar à imprensa, à história intelectual, do livro e da cultura, à edição, às artes e ao impacto da escrita de mulheres no âmbito do(s) pensamento(s) e das lutas contemporâneas pelos seus direitos.

Hilarino Carlos Rodrigues da Luz (CHAM / NOVA FCSH)  – Presidente
Amilkar Caballero (Universidad del Atlántico)
Noemi Alfieri (CLEPUL - CHAM / NOVA FCSH)
Eliana Díaz (Universidad del Atlántico)
Elizabeth Olegário Bezerra da Silva (CHAM / NOVA FCSH)
Margarida Rendeiro (CHAM / NOVA FCSH/ ULusíada)
Mbvianga Fernando (CEM-ISCED)
Esperança Ferraz (IUL-FaArtes)
Fernando Pessoa Kafunda (Lev’Arte)
Martins JC-Mapera (UniLicungo)
Cristóvão Felisberto Senecta (UniZambeze)
Luís Rodrigues (US)
Javier Luis Álvarez Santos (CHAM/ NOVA FCSH)
Yvonne Cansigno Gutierrez (Universidad Autónoma de México, UAM)
Moisés de Lemos Martins (CECS/UMinho)

Centro de Estudos da Comunicação e Sociedade, da Universidade do Minho (CECS/UMinho)

Angola
Centro de Estudos Multidisciplinares (CEM)
Eduardo Augusto Kambwa do Instituto Superior das Ciências da Educação de Luanda (ISCED-Luanda)
Movimento Literário e Artístico Lev´Arte (Lev´Arte)
Universidade de Luanda, Faculdade de Artes (IUL-FaArtes)

Colômbia
Faculdade de Ciências Humanas da Universidad del Atántico (FCSH-UA), Barranquilla,

Moçambique
Faculdade de Ciências Sociais e Humanidades (FCSH) da Universidade Zambeze (UniZambeze)
Universidade Licungo (UniLicungo)

Cabo Verde
Universidade de Santiago (US)

Universidad Autónoma de México (UAM)

Projecto CONCHA (EU H2020-MSCA-RISE-2017 research and innovation programme under grant agreement Nº 777998).

Programa (.pdf)

Livro de Resumos - Disponível em Acesso Aberto no RUN - Repositório da NOVA (web)

Call for papers  (port.)

Call for papers  (eng.)