International Seminar21.03.2019 a 22.03.2019
The Philippines, a Global Contact Zone: Transoceanic Connections (1521-1898)
Biblioteca Nacional de Portugal

A propósito dos 500 anos do início da viagem de Fernão de Magalhães, o CHAM promove a realização de um colóquio internacional sobre História e Cultura das Filipinas com o tema geral de “As Filipinas – uma Zona de Contacto Global: Ligações Transoceânicas (1521-1898)”. O encontro será um momento privilegiado de debate e reflexão acerca do papel desempenhado pelo arquipélago filipino no processo de formação de um mundo globalizado, como espaço de contacto entre povos e culturas, cruzamento de rotas e eixo de ligação entre oceanos. O evento resulta de uma parceria entre o CHAM, a Área de Historia de América da Universidad Pablo de Olavide, Sevilha, e a Ateneo de Manila University. É patrocinado pelas embaixadas de Espanha e das Filipinas em Lisboa, conta com a colaboração do Instituto de História de Arte da NOVA FCSH e está inserida nas actividades da Cátedra UNESCO O Património Cultural dos Oceanos.

Elsa Penalva

Mariana Boscariol

Miguel Lourenço

Paulo Jorge de Sousa Pinto