O grupo de investigação A Antiguidade e a sua Recepção organiza um colóquio subordinado ao título «Que fontes para estudar a Antiguidade? Da documentação escrita à cultura material». Trata-se de um encontro científico que contará com a participação de vários investigadores e também com a presença de oradores convidados, nomeadamente Helen Strudwick (Fitzwilliam Museum, University of Cambridge), Nigel Strudwick (University of Cambridge), Juan Luis Montero Fenollós (Universidade da Coruña) e Joanna Popielska-Grzybowska (Pultusk Academy of Humanities).
O colóquio debruçar-se-á sobre cronologias da Antiguidade como as que correspondem ao Egipto e à Mesopotâmia, mundos helenístico e romano, abrangendo assim um vasto horizonte histórico e cultural e permitindo, deste modo, reflectir sobre os diferentes tipos de fontes em que assenta a narrativa histórica - as fontes arqueológicas, iconográficas, escritas, etc., salientando as suas especificidades e complementaridades.
Paralelamente, o colóquio incide igualmente sobre a recepção da Antiguidade, na forma como esta foi recebida, compreendida e integrada noutras época. A construção de uma imagem do Oriente e da Antiguidade que derivou da leitura dos autores clássicos, da Bíblia, e de relatos de viagens pela Ásia revelou-se importante na construção da identidade europeia e de uma visão sobre a alteridade.
Entrada livre, sujeita a inscrição prévia : antiguidade.cham@gmail.com
Comissão Organizadora
Diogo Paiva (CHAM)
Filipe Soares (CHAM)
Guilherme Borges Pires (CHAM)
Maria de Fátima Rosa (CHAM)
Comissão Científica
Francisco Caramelo (CHAM)
Helena Trindade Lopes (CHAM)
Isabel Gomes de Almeida (CHAM)
Joanna Popielska-Grzybowska (CHAM)
Leonor Santa Bárbara (CHAM)
Maria de Fátima Rosa (CHAM)
Ronaldo G. Gurgel Pereira (CHAM)
Organização
CHAM / NOVA FCSH | CHAM Açores