Início . 2019
Duração . 24 meses
Investigadora Principal . Cristina Brito (CHAM)
Website: http://marinelexicon.fcsh.unl.pt/
Instituições
Entidade(s) Financiadora(s)
EEA Grants Portugal — Iceland Liechtenstein Norway Grants
CHAM — Centro de Humanidades
Unidade(s) de Investigação
CHAM — Centro de Humanidades
Parcerias
UiB – University Museum of BergenNIFU – Nordic Institute of Studies in Innovation, Research and Education
LÉXICO MARINHO é uma iniciativa de cooperação bilateral entre Portugal e a Noruega, que visa a construção conjunta de um dicionário de nomes comuns de mamíferos marinhos (cetáceos, focas e leões marinhos, e sirénios) e também de elementos representados no início da época moderna (monstros marinhos, seres híbridos e elementos de folclore). Esta iniciativa permitirá o estabelecimento e o reforço da rede de contactos entre os dois países, e a investigação histórica sobre exploração de baleias e focas, apropriação, comércio e usos de mamíferos marinhos nas épocas pré-histórica, medieval e no período moderno (séc. XV-XVIII). A investigação recorrerá a fontes documentais e visuais sobre a História Natural Europeia e transatlântica, onde se incluem sagas, diários, tratados, folhetos, cartografia, roteiros de viagem, entre outras tipologias de fontes.
Escolhemos como representante desta iniciativa uma ilustração da Baleia Franca do Atlântico Norte (Eubalaena glacialis), que viaja entre a Noruega e Portugal, unindo o nosso projecto.
Iniciativa financiada por: Islândia, Liechtenstein e Noruega através dos EEA Grants, Fundo de Relações Bilaterias.
Através do Acordo sobre o Espaço Economico Europeu (EEE), a Islândia, o Liechtenstein e a Noruega são parceiros no mercado interno com os Estados-Membros da União Europeia.
Como forma de promover um continuo e equilibrado reforço das relações económicas e comerciais, as partes do Acordo do EEE estabeleceram um Mecanismo Financeiro plurianual, conhecido como EEA Grants.
Os EEA Grants tem como objetivos reduzir as disparidades sociais e económicas na Europa e reforçar as relações bilaterais entre estes três países e os países beneficiários.
Para o período 2014-2021, foi acordada uma contribuição total de 2,8 mil milhões de euros para 15 países beneficiários. Portugal beneficiara de uma verba de 102,7 milhões de euros.
Saiba mais em www.eeagrants.gov.pt.
Objectivos
O principal objectivo do projecto é a construção de uma base de dados, léxico ou thesaurus de termos e palavras relacionadas com mamíferos marinhos. Inclui também actividades, toponímia e sítios arqueológicos relacionados com estes animais e criaturas mitológicas. Este léxico é de acesso aberto e contem informação em 14 línguas diferentes. Para além das contribuições e dos resultados que estamos a obter, a plataforma continuará a ser alimentada mesmo após o final do projecto.
Cristina Brito . Coordenadora
Portugal
Ana Catarina Garcia (CHAM)
Joana Baço (CHAM)
Nina Vieira (CHAM)
Patrícia Carvalho (CHAM)
Noruega
Anne Karin Hufthammer (University of Bergen, Department of Natural History)
Liselotte Takken (UiB)
Vera Schwach (NIFU)