PT EN
Colóquio17.04.2018 a 18.04.2018
"Lembrar-me-ei desta noite, nem que viva mil anos": Ritmos, Vivências e Percepções da Noite na Época Moderna
09h30 | 17 de Abril; 10h00 | 18 de Abril — NOVA FCSH — Auditório 1 (Torre B, piso 1) | Entrada Livre

 

A dualidade da noite é uma realidade de todos os tempos e de todas as civilizações.

A chegada da escuridão sempre alterou os ritmos da vida humana, intimamente relacionados com o ciclo da luz natural. Para a generalidade da sociedade, o pôr-do-sol anuncia abrandamento e recolhimento, à medida que o dia de trabalho dá lugar às horas de descanso. Mas, na sua outra face, a noite fomenta divertimentos, intimidades e vícios que lhe são próprios. Para uns, surgem oportunidades para o segredo, a insubordinação ou o desvio. Para outros, as trevas e os seus mistérios inspiram a devoção, a introspecção ou o temor.

Lugar destas vivências contrastantes, a noite gera percepções complexas e contraditórias. Podemos detectá-las na acção dos poderes, nas crenças religiosas, nas representações artísticas, na cultura letrada e em momentos rituais e do quotidiano.

Estas realidades podem ser analisadas sob os mais variados pontos de vista – da antropologia aos estudos literários, da filosofia à história da arte, entre tantos outros. Assim, em resposta à escassez de produção historiográfica especificamente dedicada à noite, propomos uma perspectiva histórica centrada na Época Moderna (séculos XV a XVIII).

Concebemos quatro painéis com base em questões que julgamos úteis a uma primeira sondagem do tema: quais as relações e articulações entre os poderes e a noite? Que traços estéticos e simbólicos da noite surgem na arte, nas festas e nas devoções? Que reflexões e desvios nos comportamentos e crenças são suscitados pelo recolhimento nocturno? Nas ruas, que personagens e dinâmicas habitam e configuram a noite?


Com a troca de ideias proposta por este inquérito, procuramos dar azo a uma exploração da noite na Época Moderna que, longe de definitiva, queremos inovadora e historiograficamente pertinente.

 

 

 

Comissão Organizadora

André Filipe Godinho 

Andreia Fontenete Louro 

Catarina dos Santos Viegas 

César Pedro Rodrigues

Miguel Filipe Saraiva

Raquel Gomes Justo

 

Comissão Científica

Ana Isabel Buescu (CHAM)
António Camões Gouveia (CHAM)
João Paulo Oliveira e Costa (CHAM)
Pedro Cardim (CHAM)
 

Organização

CHAM / NOVA FCSH

 

 

 

Cartaz | Poster (.pdf)
Programa | Programme (.pdf)
Livro de Resumos | Abstracts (.pdf)