Portugal – The Philippines: Connected Histories

Início   .   2019
Investigador Principal   .   Paulo Jorge de Sousa Pinto (CHAM)

Website: https://portugalphilippines.fcsh.unl.pt/

Instituições

Entidade(s) Financiadora(s)

Embaixada da República das Filipinas em Lisboa

Unidade(s) de Investigação

CHAM — Centro de Humanidades

Apoios

Biblioteca Nacional de Portugal
Embaixada de Espanha em Portugal
Fundação Ricardo do Espírito Santo Silva

Ateneo de Manila University
Universidad Pablo de Olavidea

Portugal – The Philippines: Connected Histories agrega um conjunto diverso de iniciativas de âmbito académico, científico e de divulgação destinadas a promover os contactos e a aprofundar o conhecimento mútuo entre Portugal e as Filipinas. A origem do projecto remonta aos primeiros contactos estabelecidos entre investigadores do CHAM e a Embaixada das Filipinas em Lisboa e ao primeiro intercâmbio científico entre a Universidade Nova de Lisboa (NOVA) e a Ateneo de Manila University (AMU), no âmbito do projecto Merging Voices. Este intercâmbio foi consolidado em 2018 com a assinatura de um protocolo de colaboração entre as duas universidades. A aproximação dos 500 anos da viagem de Fernão de Magalhães e da primeira viagem de circum-navegação do mundo constituiu o momento oportuno para realização das primeiras actividades, em 2019, com o envolvimento direto da Embaixada das Filipinas e de outras entidades. O seu sucesso propiciou a formação de um Grupo de Trabalho de investigadores do CHAM e de outros centros universitários, com o desdobramento do projecto em diversas actividades e o seu alargamento temporal até 2022.

Objectivos

Portugal – The Philippines: Connected Histories pretende constituir uma plataforma de aproximação entre Portugal e as Filipinas, promovendo o conhecimento mútuo da História e Cultura respetivas, nomeadamente através do conhecimento do seu passado comum. O contacto entre instituições académicas e científicas, o intercâmbio de investigadores e a realização de iniciativas conjuntas são objetivos prioritários.

Equipa

Paulo Jorge de Sousa Pinto   .    Coordenador
  Alexandra Curvelo  (IHA, NOVA FCSH)
  Elsa Penalva (CHAM)