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Um Navio Ibérico para o Atlântico: construção naval, vida a bordo e a escala de Angra nos séculos XVI a XVII
 

 

 

Código   .   FPTDC/HIS-ARQ/104084/2008
Início   .   2010
Duração   .   36 meses
Investigador Principal   .   José Damião Rodrigues (UL)

 

Instituições

Entidade Financiadora

Fundação para a Ciência e a Tecnologia
 

Unidade de Investigação

CHAM — Centro de Humanidades
 

Instituição Coordenadora

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas / Universidade Nova de Lisboa
 

Apoios

Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos / Universidade do Porto
 

 

 
 
 

O conhecimento existente sobre a expansão ibérica nos séculos XVI e XVII indica que a cidade de Angra desempenhou um papel fundamental como porto de escala das frotas e navios que cruzavam o Atlântico. A cidade e o seu porto adaptaram-se a estas novas funções, munindo-se das estruturas institucionais, económicas e operacionais necessárias à ancoragem, apoio e protecção aos navios em trânsito. Os dados disponíveis sobre os navios que frequentavam este porto atestam a utilização de embarcações com diversas tipologias, adaptadas ao ambiente oceânico e às funções desempenhadas nas suas rotas. Os métodos de concepção e de construção dos navios, a forma dos cascos, a organização dos estaleiros e os equipamentos náuticos são temas essencialmente conhecidos através de fontes escritas, o mesmo acontecendo ao nível das condições logísticas do porto de Angra e do quotidiano nas embarcações de alto bordo.
 

 

Objectivos

Com este projecto pretende-se abordar estes temas numa perspectiva interdisciplinar de história, arqueologia, ecologia e biologia a partir do estudo integrado de vários sítios de naufrágios existentes na baía de Angra. O projecto visa retomar o estudo do naufrágio Angra D, descoberto e escavado em 1998 na baía de Angra. O sítio Angra D é excepcional pelo seu estado de conservação, tendo permitido a recolha de abundantes materiais relacionados com a vida a bordo e a navegação, como cerâmicas, vidros, metais, couros, fauna e ictifauna, além de uma considerável parte da estrutura do navio em madeira. Uma análise preliminar do contexto indica que se trata de uma embarcação construída na Península Ibérica em finais do século XVI ou nas primeiras décadas do século XVII, envolvida na navegação transoceânica ao serviço de Portugal ou de Castela. Visa também dar continuidade à investigação de outros naufrágios e vestígios existentes na baía de Angra, integrados na análise da sua "paisagem cultural marítima".

 

Relativamente ao naufrágio Angra D, o projecto procura reconstituir o navio no seu contexto histórico-cultural. A diversidade e qualidade das fontes escritas e arqueológicas permitirá abordar diversas problemáticas relacionadas com a construção naval (matérias primas, gestão dos recursos florestais, técnicas de construção e arquitectura naval e organização da produção), a vida a bordo (alimentação, hierarquia e organização social) e a organização do navio (estiva e organização do espaço a bordo).

 

Na abordagem aos outros vestígios, pretende-se aumentar o conhecimento sobre as condições de navegação no Atlântico e a organização da escala de Angra, assim como a construção da "paisagem cultural marítima" resultante das funções portuárias assumidas pela cidade a partir do século XV.

 

Tarefas do Projecto

 

. Tarefa 1: Levantamento e análise das fontes escritas, cartográficas e iconográficas;
 

. Tarefa 2: Reconstituição da “paisagem cultural marítima”;
 

. Tarefa 3: Inventário a análise dos materiais localizados no naufrágio Angra D;
 

. Tarefa 4: Estudo zooarqueológico dos restos localizados no naufrágio Angra D;
 

. Tarefa 5: Registo e análise das madeiras do navio Angra D;
 

. Tarefa 6: Identificação da madeira utilzada no navio e na produção de outros artefactos (ICETA-CIBIO);
 

. Tarefa 7: Reconstituição computorizada do navio Angra D.

 

 

 

 

Equipa

 

 

 

 

José Damião Rodrigues . Coordenador

Alexandre Brazão

Ana Catarina Garcia (CHAM)

André Murteira (CHAM)

André Teixeira (CHAM)

Artur Teodoro de Matos (CHAM)

Christelle Chouzenoux (CHAM)

Cristovão Fonseca (CHAM)

Francisco Contente Domingues

Inês Pinto Coelho (CHAM)

João Tereso

José António Bettencourt (CHAM)

José Pissarra

Marco Pinto

Patrícia Carvalho (CHAM)

Roger Smith

Rubim Manuel Almeida da Silva

Rute Dias Gregório (CHAM)

Simon David

Sónia Gabriel

Tiago Silva (CHAM)

 

 

 

Avaliação

 

 

 

"Os objectivos científicos previstos foram plenamente atingidos. Os resultados evidenciam grande qualidade científica, nomeadamente ao nível das publicações em revistas internacionais com referee. O projecto contribuiu para a formação de jovens investigadores e para a projecção internacional da equipa envolvida."

 

"The results of the project “An iberian ship for the Atlantic: shipbuilding, life aboard and Angra port of call in 16th and 17th centuries” show high scientific quality, particularly in terms of publications in international journals (refereed). The team was adequate to the scope of the project. Some difficulties in fulfilling the respective mission were beyond his control, including the impediments to accessing osteological remains from the Angra D. Undoubtedly, the knowledges of the Iberian-Atlantic shipbuilding and shipping in the Atlantic were increased, especially on the structures and the role of Terceira during the sixteenth and seventeenth centuries. The knowledge of other archaeological sites of the Bay of Angra do Heroismo, including the ship Angra B, has also been developed whose information is quite relevant to the study of scientific subjects of the project. The indicators of scientific production expected during the submission of the project were overcome, particularly in the number of publications and international conferences. The Organization of a panel at the SHA 2013 Conference on Historical and Underwater Archaeology (Leicester, 9 to 12 January 2013) entitled “Looking for the Iberian Ship” was very timely for expected international impact. The exhibitions in the museums of Angra do Heroísmo and Horta also seem appropriate for a greater sensitivity to underwater heritage in the Azores. This project contributed to the training of new researchers in undergraduate course. It was notable the ability of the team to overcome the number of the expected publications in refereed journals and his capacity to participate at more national and international congresses. So, jury's expectations were confirmed and followed their recommendations."