Início . 2016
Investigadores Principais . Alice Santiago Faria (CHAM - Coordenação Geral) . Ana Claro (CHAM) . Isabel Soares de Albergaria (CHAM) . Maria João Pacheco Ferreira (CHAM) . Nuno Senos (CHAM) . Renata Malcher de Araujo (CHAM) . Sandra MG Pinto (CHAM)
Instituições
Unidade de Investigação
CHAM — Centro de Humanidades
"As palavras com que nos cosemos..." foi delineado pelo grupo «As Artes e a Expansão Portuguesa» e pretende trabalhar a língua como elemento que ora une, ora separa, cruzando, de diversos modos, as nossas barreiras temáticas. Intenta pensar sobre um léxico artístico e arquitectónico comum que cruza espaços geográficos e temporais de língua portuguesa. Deste modo, pretende-se também contribuir para o projecto estratégico do CHAM com o tema Fronteiras, reflectindo sobre a questão da língua como instrumento definidor, ou não, de fronteira, espacial, cultural e social.
Coordenação Geral: Alice Santiago Faria (CHAM)
Tendo início formal em setembro de 2016, o projecto foi organizado por «escalas», formando sub-grupos com os seguintes investigadores responsáveis pela sua coordenação e dinamização:
Escala do Território e Paisagem – Renata Malcher de Araujo e Isabel Soares de Albergaria
Escala Urbana – Sandra MG Pinto
Escala Arquitectura – Nuno Senos
Escala Objecto – Maria João Pacheco Ferreira
Escala Técnica – Ana Claro
Os membros do Grupo de investigação distribuíram-se pelas escalas de acordo com as suas áreas de trabalho. Cada escala organiza-se de maneira autónoma e trabalha ao ritmo estabelecido entre os membros do grupo. Ainda assim, formalizou-se um calendário de actividades com sessões regulares de trabalho compostas por apresentações individuais ou de grupo, seguidas de discussão e pontos de situação do trabalho desenvolvido.
Objectivos
O projecto "As palavras com que nos cosemos..." foi delineado pelo grupo «As Artes e a Expansão Portuguesa» tendo dois propósitos iniciais: em primeiro lugar, o de se encontrar uma base de trabalho comum que permitisse aos diversos elementos do grupo das Artes conhecerem-se melhor e trabalharem em conjunto; e em segundo lugar, constituir-se como um instrumento exploratório que possibilitasse a formação de massa crítica para uma posterior candidatura a financiamento externo.
Ana Claro . Coordenadora
Alice Santiago Faria . Coordenadora
Isabel Soares de Albergaria . Coordenadora
Maria João Pacheco Ferreira . Coordenadora
Nuno Senos . Coordenador
Renata Malcher de Araujo . Coordenadora
Sandra MG Pinto . Coordenadora
Mercedes Llorente (CHAM)
Antonieta Reis Leite (CHAM)
Rafael Moreira (CHAM)
Raquel Santos (CHAM)
André Filipe Neto (CHAM)
Teresa de Campos Coelho (CHAM)
Ana Serrano
Luis Correia
Nicole Martins