PT EN

 

"As palavras com que nos cosemos..."
 

 

 


Início   .   2016


Investigadores Principais   .  Ana Claro (CHAM) . Alice Santiago Faria (CHAM) . Isabel Soares de Albergaria (CHAM) . Maria João Pacheco Ferreira (CHAM) . Nuno Senos (CHAM) . Renata Malcher de Araujo (CHAM) . Sandra MG Pinto (CHAM)

 

 

 

Instituições

 

Unidade de Investigação

CHAM — Centro de Humanidades
 

 

 
 

"As palavras com que nos cosemos..." foi delineado pelo grupo «As Artes  e a Expansão Portuguesa» e pretende trabalhar a língua como elemento que ora une, ora separa, cruzando, de diversos modos, as nossas barreiras temáticas. Intenta pensar sobre um léxico artístico e arquitectónico comum que cruza espaços geográficos e temporais de língua portuguesa. Deste modo, pretende-se também contribuir para o projecto estratégico do CHAM com o tema Fronteiras, reflectindo sobre a questão da língua como instrumento definidor, ou não, de fronteira, espacial, cultural e social.

 

Tendo início formal em setembro de 2016,  o projecto foi organizado por «escalas», formando sub-grupos com  os seguintes investigadores responsáveis pela sua coordenação e dinamização:

 

Escala do Território e Paisagem – Renata Malcher de Araujo e Isabel Soares de Albergaria

 

Escala Urbana – Sandra MG Pinto

 

Escala Arquitectura – Nuno Senos

 

Escala Objecto – Maria João Pacheco Ferreira

 

Escala Técnica – Ana Claro



Os membros do Grupo de investigação distribuíram-se pelas escalas de acordo com as suas áreas de trabalho. Cada escala organiza-se de maneira autónoma e trabalha ao ritmo estabelecido  entre os membros do grupo. Ainda assim, formalizou-se um calendário de actividades com sessões regulares de trabalho compostas por apresentações individuais ou de grupo, seguidas de discussão e pontos de situação do trabalho desenvolvido.

 

Objectivos

O projecto "As palavras com que nos cosemos..." foi delineado pelo grupo «As Artes  e a Expansão Portuguesa» tendo dois propósitos iniciais:  em primeiro lugar, o de se encontrar uma base de trabalho comum que permitisse aos diversos elementos do grupo das Artes conhecerem-se melhor e trabalharem em conjunto; e em segundo lugar, constituir-se como um instrumento exploratório que possibilitasse a formação de massa crítica para uma posterior candidatura a financiamento externo.

 

 

Equipa
 

 


Ana Claro    .    Coordenadora

 

Alice Santiago Faria    .    Coordenadora
 

Isabel Soares de Albergaria     .    Coordenadora
 

Maria João Pacheco Ferreira    .    Coordenadora
 

Nuno Senos     .    Coordenador
 

Renata Malcher de Araujo     .    Coordenadora
 

Sandra MG Pinto    .    Coordenadora
 

Mercedes Llorente (CHAM)

 

Antonieta Reis Leite (CHAM)

 

 

 

Rafael Moreira (CHAM)

 

Raquel Santos (CHAM)

 

André Filipe Neto (CHAM)

 

Teresa de Campos Coelho (CHAM)
 

 

Ana Serrano

 

Luis Correia


Nicole Martins